Centro Comunitário

O Centro comunitário da Misericórdia de Borba foi criado a partir de uma iniciativa do Projecto de Intervenção Comunitário (PIC), na época foi denominado como de “Banco de Solidariedade”. 

No final deste em 2004,  foi criada uma nova equipa de trabalho que até hoje não se preocupou somente em dar continuidade ao trabalho desenvolvido até então, mas também em traçar novos objectivos e metas, originando o  atual “Centro Comunitário”. 

Funcionando como uma estrutura polivalente que tem apoia indivíduos/famílias em várias situações de carência económica em: géneros alimentares, roupas, calçado, mobiliário; também dispõe ainda de instalações sanitárias, onde os utentes mais carenciados podem fazer a sua higiene pessoal; tratar da sua roupa (lavandaria social) e fazer as suas refeições (refeitório social) colmatando assim as dificuldades que a vida lhes vai trazendo. 

Atualmente o Centro Comunitário acompanha mais de 200 famílias, das quais mais de metade recebem apoio. No ano de 2010 foram efectuados mais de 1000 apoios alimentares e mais de 100 a nível de vestuário. Os atendimentos sociais ultrapassaram os 500, e foram fornecidas gratuitamente mais de 1500 refeições.      

Imagem 1: Centro Comunitário

Fonte: (www.scmb.pt)

 

Para além desta vertente mais assistencialista, o atendimento/acompanhamento social não tem sido a única preocupação constante, tem também desenvolvido diversas actividades sociais e culturais, fomentando a participação das pessoas, famílias e grupos através das várias ocupações que este Centro dispõe. 

Além de todas estas respostas o Centro dispõe ainda de um banco de ajudas técnicas com mais de uma década, que tem como grande preocupação, apoiar a criação/valorização de Ajudas Técnicas nas Instituições, e conseguir colmatar uma deficiência a nível da oferta deste tipo de “equipamento” nesta região.

 

Imagens 3 e 4 : Centro Comunitário

Fonte: (www.scmb.pt)

 

Bibliografia:

Site Oficial da Santa Casa da Misericórdia de Borba: https://www.scmborba.pt/index.php/home/historia.