Concelho de Borba

CARATERIZAÇÃO DO CONCELHO DE BORBA

A origem do nome Borba tem muitas especulações. Segundo Anselmo (1984) o seu nome deriva do facto de se ter encontrado um grande Barbo (espécie de peixe de água doce) numa fonte existente no castelo da vila de Borba. 

O barbo foi escolhido como distintivo pelos habitantes de Borba, na altura da concessão do foral a este concelho.

No decurso do tempo, o nome barbo degenerou para Borba. Durante o decorrer do século XX, o concelho de Borba foi-se apoiando em torno das suas duas maiores riquezas - o mármore e o vinho. Borba foi lugar de muitos acontecimentos notáveis da nossa história. Um dos principais foi o do enforcamento do governador do Castelo, Rodrigo da Cunha Ferreira, e de mais dois capitães portugueses da guarnição, no verão de 1662, após a invasão vitoriosa do exército de D. João de Áustria. A memória dos povos guardou a efeméride na tradição toponímica, com a “Rua dos Enforcados”, que passou depois a chamar-se Rua Direita. Não contente com a sua represália, D. João de Áustria mandou ainda incendiar os Paços do Concelho e o Cartório Municipal, perdendo-se todos os manuscritos antigos da história de Borba.

O concelho de Borba fica localizado a Nordeste no Alentejo Central, é limitado a Norte pelos concelhos de Monforte e Elvas, a Leste por Vila Viçosa, Redondo e Alandroal ao Sul, e Estremoz a Oeste. (Imagem 1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem 1: Localização e concelhos limítrofes

(Fonte: Página Oficial do Município de Borba[1])

A sua área de 159.2 Km2 é distribuída por quatro freguesias: Matriz (Nossa Senhora das Neves do Sobral, como também já foi conhecida); S. Bartolomeu – exclusivamente urbana. Corresponde a aproximadamente metade da Cidade de Borba ao Norte; Rio de Moinhos – localizada ao Sul do concelho de Borba, é uma das freguesias rurais; Orada – localizada ao Norte do concelho de Borba, é a outra freguesia rural do concelho[2]. (Imagem 2)

Imagem 2: Concelho de Borba e Freguesias

(Fonte: Évora Digital Biz [3])           

         

As atividades económicas predominantes são a extracção e transformação de mármores a vitivinicultura, comércio e os serviços[4].

 



[2] https://www.cm-borba.pt/pt/conteudos/o+concelho/geografia/

[3]https://www.evoradigital.biz/pt/conteudos/territorial/caracterizacao%20do%20distrito/concelho%20de%20borba/Concelho_de_Borba.htm

[4] https://www.cm-borba.pt/pt/conteudos/o+concelho/