Valências

RESPOSTAS/EQUIPAMENTOS SOCIAIS PARA IDOSOS DO CONCELHO DE BORBA

Entidade

Respostas Sociais

Capacidade Utentes

Utentes

Lar Manuel Ramalho SCMB[1]

Estrutura Residencial para Idosos (Lar de Idosos e Residência)

19

8

Lar de Idosos Humberto Silveira Fernandes- SCMB

 

Serviço de apoio domiciliário (Idosos)

80

80

Centro de Convívio

150

150

Centro de Dia

43

27

Estrutura Residencial para Idosos (Lar de Idosos e Residência)

58

58

Lar Josefina Silveira Fernandes–SCMB

Centro de Acolhimento Temporário

10

10

Estrutura Residencial para Idosos (Lar de Idosos e Residência)

36

36

Centro de Dia de Rio de Moinhos- SCMB

Serviço de Apoio Domiciliário (Idosos)

42

49

Centro de Dia

27

17

Serviço de Apoio Domiciliário da Orada SCMB

Serviço de Apoio Domiciliário (Idosos)

33

33



[1] Santa Casa da Misericórdia de Borba

Tabela: Equipamentos/Serviços de resposta a Idosos no Concelho de Borba

(Fonte: Carta Social a 28/12/2013)

Os equipamentos e serviços sociais que respondem às necessidades dos idosos no concelho de Borba, são todos da tutela da Santa Casa da Misericórdia de Borba, distribuídos por três Lares de Idosos e Residência, três Serviços de Apoio Domiciliário, dois Centros de Dia, um Serviço de Acolhimento Temporário, e um Centro de Convívio, que prestam cuidados e apoio a 468 utentes, sendo que a sua capacidade de resposta é de 498.

É pertinente compreender de que forma a segurança social reconhece estas respostas. De acordo com a Direção-Geral da Segurança Social, da Família e da Criança (2006 cit in Jacoob, 2012):

Centro de Convívio: é o equipamento de apoio às atividades desenvolvidas pelos idosos de uma comunidade, no âmbito recreativo e cultural.

Centro de Dia: consiste na prestação de serviços com contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sociofamiliar.

Lares de idosos: São estruturas onde são desenvolvidas as atividades de apoio social a pessoas idosos através do alojamento coletivo, com carater temporário ou permanente, onde é fornecida alimentação, cuidados de suade, higiene, conforto, fomentado o convívio e a ocupação dos tempos livres.

Residência: é uma resposta social constituída por um conjunto de apartamentos, com serviços de utilização comum, para idosos com autonomia total ou parcial.

Serviço de apoio domiciliário: consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a pessoas e familiares quando, por motivo de doença, deficiência ou velhice ou outro impedimento, não possam asseguram temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidade básicas ou atividades da vida diárias.

Centro de acolhimento temporário de emergência para idosos: é a resposta social desenvolvida em equipamentos de preferência a partir de uma estrutura já existente, que consiste no acolhimento temporário a idosos em situação de emergência social, perspetivando-se o encaminhamento do idosos ou para a família ou para outra resposta social de caráter permanente.

 

Bibliografia:

JACOOB, L. (2012) Respostas Sociais para Idosos em Portugal. Citado em Pereira, F. (2012) Teorias e Práticas da Gerontologia: um guia para cuidadores de idosos. Lisboa. Lidel.

Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. (2012) Carta Social- Relatório 2012. Lisboa: Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Gabinete de Estratégia e Planeamento.